Profilaxia e Raspagem
Para que serve a profilaxia e a raspagem dentária?
Para que serve a profilaxia?
A profilaxia (limpeza) é a forma de prevenir e paralisar o avanço da doença cárie!
Mas a cárie é uma doença?
Sim a cárie é uma doença infectocontagiosa. A doença cárie ocorre por um conjunto de bactérias que se fixa a estrutura dentária.
Ao longo de 21 dias, após a fixação, elas vão formando a placa (biofilme). Após esse período a placa matura.
Estas bactérias após a maturação liberam ácidos que desmineralizam (desfazem) a estrutura dentária (hidroxiapatita). Com o tempo essa estrutura vai se desfazendo (descalcificando) e assim enfraquecendo até que se quebra (gera uma cavidade).
Quando ocorre a cavidade, o dente se quebra. Assim a dentina (parte amarela do dente) é exposta. Com sua exposição as bactérias continuam o crescimento e maturação da placa nesta área.
Na dentina a cárie avança mais rapidamente do que no esmalte (parte mais branca e externa do dente). Assim ela chega na polpa do dente. Nesta fase ocorre a dor de dente constante e chegamos a necessidade de um tratamento de canal (endodontia) - para saber mais sobre tratamento de canal clique no link "tratamento de canal" abaixo do artigo.
E como a profilaxia paralisa a doença Cárie
Após maturação da placa (21 dias de formação). Não é amis possível remover a placa com escovação dentária em casa. Torna-se necessário a profilaxia para desorganização da placa (biofilme) e assim paralisar o avanço da doença.
Sem a profilaxia não adianta realizar as restaurações já que a doença continuará atuando e gerando novas cavidades.
Após a profilaxia a doença cárie esta paralisada. Com uma boa higienização em casa, com escova de dentes, e o uso do fio dental, a doença mantem-se paralisada.
E a raspagem para que serve?
A raspagem age contra a doença periodontal. Ela serve para a eliminação do tártaro.
E como a raspagem age contra a doença periodontal?
Primeiro vamos entender como ocorre a doença periodontal.
-
As bactérias se fixam a estrutura dentária. forma-se a placa.
-
Ocorre a maturação da placa
-
Começa a gengivite (inflamação da gengiva)
-
Nova colonização por bactérias, específicas para a doença periodontal
-
Maturação destas bactérias
-
Petrificação da placa pelo cálcio presente na saliva
-
Tártaro (calculo) cresce para dentro do espaço entre a gengiva e dente (sulco gengival)
-
Remodelação óssea (osso se afasta do tártaro).
-
Recessão gengiva (gengiva sobe), ou aparecimento de bolsa periodontal (tártaro se prolifera pelo dente internamente na gengiva).
-
Dente perde suporte ósseo
-
Repetidos ciclos a partir da remodelação óssea
-
Mobilidade dentária
-
Extração
Agora que entendemos o ciclo da doença periodontal, vamos ver onde entra a raspagem. A raspagem remove o tártaro dos dentes. Com a remoção dele o ciclo é interrompido. Assim, a doença é sanada.
Quais as possíveis consequências da doença periodontal para o organismo?
Você sabia que a saúde começa pela boca? Que existem estudos demonstrando que infecções bucais podem gerar complicações cardíacas, como endocardite. Uma colonização bacteriana na musculatura cardíaca, proveniente de bactérias bucais.
Sabe-se que estas bactérias, Porphyromonas Gingivalis, possuem uma forte correlação com o Alzheimer. Já que foram encontradas enzimas, proteínas, no cérebro de pacientes acometidos com a doença de Alzheimer.
Estas bactérias estão presentes na inflamação gengival (doença periodontal). Além das doenças acima podem ser responsáveis pelo aborto espontâneo ou parto prematuro.
Vê-se que a higiene bucal é importante para a saúde em si, e que a DOENÇA PERIODONTAL instalada é danosa a saúde como um todo.